Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem.

Blog

Praticatatum / Blog  / Projeto Papo de Música retorna com oficinas e apresentações nas escolas públicas de São Paulo

Projeto Papo de Música retorna com oficinas e apresentações nas escolas públicas de São Paulo

A Orquestra Praticatatum, iniciativa que leva música e cidadan ia a crianças e jovens, promoverá, a partir desta quinta-feira, 2 de setembro, a quarta edição do Projeto Papo de Música (o), com apresentações musicais didáticas online em escolas públicas nas comunidades periféricas dos bairros Jd. Esmeralda, Raposo Tavares, Botujuru, Jd. Arpoador e Vila Andrade, nas zonas Sul e Oeste das cidades de São Paulo e Mogi das Cruzes.
Por meio das apresentações musicais de seus jovens alunos, a Orquestra Praticatatum proporciona entretenimento e conhecimento cultural para auxiliar as comunidades neste momento difícil da pandemia. E promove um ambiente educacional de integração e ampliação do conhecimento musical, de entretenimento e de lazer.

Apresentações musicais

Serão realizadas seis apresentações com transmissão pelo canal da Orquestra Praticatatum no YouTube, envolvendo as escolas públicas das comunidades do entorno do Praticatatum (Zona Oeste de São Paulo), e bairro do Botujuru, em Mogi das Cruzes/SP.
O repertório contempla diversos estilos musicais: baião, xote, xaxado, sambas, blues, rock and roll, bossa-nova, jazz e música clássica. Os jovens da Orquestra apresentarão breves biografias dos compositores e algumas particularidades: histórias, causos, jeitos e trejeitos combinando informação e entretenimento.

Oficinas e palestras

As oficinas são estruturadas com instrumentos e outros suportes sempre antecedendo as apresentações. Haverá exposições sobre técnicas, músicas, histórias e todo o universo que cerca um instrumento musical.
Os professores do projeto Praticatatum realizarão um bate-papo sobre música e atividade escolar com os docentes das escolas e instituições envolvidas.
As oficinas serão transmitidas de forma online com todo suporte e chat online, para que os estudantes possam interagir e esclarecer as dúvidas com os professores pelo canal do Praticatatum no YouTube

Clique para assistir:
https://youtube.com/channel/UChYyzgDxUc_r9iYC0Oe3bBA

Cursos

O projeto, que tem como público-alvo comunidades, famílias, jovens estudantes (crianças e adolescentes), adultos e professores, oferece cursos de percussão, tecnologia musical, harmonia (contrabaixo, guitarra, violão e teclado), canto, cordas e sopros.

Calendário de Apresentações

EMEF DOM DUARTE – 02/09/21

A primeira apresentação de 2021 será no dia 2 de setembro, com oficinas às 11hs da manhã e apresentação às 14h30 na EMEF Dom Duarte, na Zona Oeste, da cidade de São Paulo.
A transmissão será realizada pelo canal da Orquestra Praticatatum no YouTube
https://youtube.com/channel/UChYyzgDxUc_r9iYC0Oe3bBA

ETEC RAPOSO TAVARES – 18/09/21

A segunda apresentação será no dia 18 de outubro, sábado, 10h. A transmissão será realizada pelo canal da Orquestra Praticatatum no YouTube.
https://youtube.com/channel/UChYyzgDxUc_r9iYC0Oe3bBA

EE FRANCISCO SOUZA MELO – 24/09/21

A transmissão será realizada pelo canal da Orquestra Praticatatum no YouTube
https://youtube.com/channel/UChYyzgDxUc_r9iYC0Oe3bBA

 

E.E.S.G LOURIVAL GOMES MACHADO – 23/10/21

A transmissão será realizada pelo canal da Orquestra Praticatatum no YouTube
https://youtube.com/channel/UChYyzgDxUc_r9iYC0Oe3bBA

EMEI PERIMETRAL 1 – 08/10/21

A transmissão será realizada pelo canal da Orquestra Praticatatum no YouTube
https://youtube.com/channel/UChYyzgDxUc_r9iYC0Oe3bBA

EMESP GAL. ALCIDES GONÇALVES ETCHEGOYEN – 23/10/21

A transmissão será realizada pelo canal da Orquestra Praticatatum no YouTube
https://youtube.com/channel/UChYyzgDxUc_r9iYC0Oe3bBA

 

Sobre a Associação Praticatatum

A Orquestra integra a Associação Praticatatum, que atua com educação musical, possibilitando a integração de seus participantes em um ambiente musical, educativo e artístico, utilizando a música como um fundamento para o conhecimento geral no exercício da cidadania.
O público atendido para as aulas de música é constituído por crianças, jovens e adultos que se dividem nas entidades parceiras: Liga Solidária e Fundação Julita. A Associação possui duas Orquestras Praticatatum, formadas por estudantes de 14 a 21 e 7 a 14 anos, residentes nas comunidades da região.
A Orquestra Praticatatum trabalha para desenvolver, por meio da música, a sensibilidade, a cidadania, as habilidades artísticas e intelectuais dos jovens. O projeto surgiu em 2008, como expansão do curso de percussão que vinha acontecendo desde 2002 no Programa I.D.E.A.L, do Educandário Dom Duarte – uma das unidades de atendimento social da Liga Solidária.
Ao longo desses 12 anos, estudantes que participaram da iniciativa sentiram em suas trajetórias a influência da música: alguns seguiram em seus projetos musicais próprios, outros ingressaram no mercado de trabalho voltado à música e há ainda alunos que, influenciados pela experiência vivida ao fazer parte da Praticatatum, investiram fortemente nos estudos e ingressaram em universidades de ponta.
O projeto é patrocinado pelas empresas Kimberly Clark Brasil, Dr.Oetker Brasil e Waelzholz Brasmetal, mantendo um corpo efetivo de professores, equipamentos e ações que contribuem para o melhoramento da prática educativa.

Site http://www.praticatatum.org.br/

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=iakcsh7GqOQ

Instagram: https://www.instagram.com/praticatatumorquestra/

Facebook: https://www.facebook.com/projetopraticatatum/

Participe da Campanha Projeto Praticatatum: solidariedade contra o coronavírus

Música e Cidadania contra o Coronavírus! O Projeto Praticatatum, que desenvolve educação musical com um olhar social às crianças e jovens nas periferias sul e oeste de São Paulo, devido ao recrudescimento da pandemia, está retomando o pedido de ajuda para os amigos para comprarmos cestas básicas para as famílias mais vulneráveis das comunidades do Jd. João XXIII, Parque Esmeralda, Jd. Uirapu, Arpoador e Paulo VI, entre outras. Cada contribuição pode ajudar a superar este momento extremamente difícil para muitas famílias! Optamos por uma arrecadação financeira para evitar o deslocamento de pessoas e a manipulação excessiva dos produtos, seguindo as recomendações das autoridades competentes na área da saúde. Jovens da orquestra que moram nas comunidades envolvidas e estudam Pedagogia ou Serviço Social estão realizando o levantamento dos que mais necessitam da colaboração.

Participe desta ação de urgência e doe através do depósito bancário para:
Associação Praticatatum
CNPJ 15.029.171.0001-10 (PIX)
Bradesco Ag. 1531 C/C 7776-3

Após a doação, pedimos a gentileza de enviar uma cópia do recibo para contato@praticatatum.org.br
O Projeto Praticatatum, estudantes e seus familiares agradecem a sua a colaboração!

Sem Comentários

Publicar Comentário

Open chat
Olá, posso ajudar?